;

segunda-feira, 16 de maio de 2011

domingo, 15 de maio de 2011

CAPAS PARA CADERNOS MUITO FOFO!










EXEMPLOS DE QUE TRABALHAR NO JARDIM



JARDIM I (4 a 5 anos )

PORTUGUÊS 


♥ OBJETIVO 
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora. 

2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim). 

3. Desenvolver Orientação espacial. 

♥ CONTEÚDO 

► Coordenação viso-motora: 

1. Desenho livre. 

2. Labirinto. 

3. Pintura. 

4. Recorte e colagem. 

5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos. 

► Percepção visual: 

1. Cor. 

2. Forma. 

3. Tamanho 

4. Detalhes. 

5. Complementação de figuras. 

6. Letras (a, e, i, o, u). 

· Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último. 

· Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe. 

♥ Metodogia: 
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas. Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas. 

♥ AVALIAÇÃO 

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. 

MATEMÁTICA 

♥ OBJETIVO 

Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc. 
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo. 


♥ CONTEÚDO

► Estruturas lógicas: 

1. Discriminação (semelhanças e diferenças). 

2. Comparação. 

3. Identificação. 

4. Conjuntos. 

5. Correspondência. 

6. Cores. 

· Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo). 

· Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio). 

► Medidas: 


1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino). 

2. Distância entre os objetos (longe, perto). 


3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa). 

4. Massa (leve, pesado). 

5. Temperatura (quente, frio). 

6. Som (alto, baixo). 

7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã). 

♥ Metodologia:
 
· Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação. 

· Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas. 

· Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala. 
♥ AVALIAÇÃO 
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. 

ESTUDOS SOCIAIS 


♥ OBJETIVO
 
1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa. 

2. Desenvolver socialização. 

3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito. 

4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país. 

5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país. 

6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira. 
♥ CONTEÚDO 

· Eu/Família/Casa. 

· Escola 

· Meios de Transporte/Trânsito. 

· Meios de Comunicação. 

· Profissões. 

► Datas Comemorativas: 


1. Carnaval. 

2. Páscoa. 

3. Dia Nacional do Livro Infantil. 

4. Dia do Índio. 

5. Dia do Trabalho 

6. Dia das Mães. 

7. São João. 

8. Dia dos Pais. 

9. Dia do Soldado. 

10. Folclore. 

11. Independência. 

12. Dia da Árvore. 

13. Primavera. 

14. Semana do Trânsito. 

15. Dia das Crianças. 

16. Proclamação da República. 

17. Natal e outros. 


♥ Metodologia:
 
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão. 

♥ AVALIAÇÃO
 
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. 
CIÊNCIAS 

♥ OBJETIVO 
· Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo. 

· Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura. 

· Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo. 

· Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos. 

· Nomear e reconhecer diferentes animais.
 

♥ CONTEÚDO 

. O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo). 
. A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais). 


♥ Metodologia
 

· Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança. 

· Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor. 

♥ AVALIAÇÃO 
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. 
ARTES 
♥ OBJETIVO 
· Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança. 

· Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata. 

· Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha. 

♥ CONTEÚDO 

· Artes: desenho livre e pintura. 

· Sucata. 

· Argila e massinha. 
♥ Metodologia 
· Utilização de lápis, pincéis, cola 


. Com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios. 

· Material de sucata e criatividade do professor. 

· Apresentação de argila e massinha. 

♥ AVALIAÇÃO
 
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. 
♥ OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS 
· Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. 

· Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. 

· Permitir que a criança seja independente. 

· Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. 

· Levar a criança a brincar com os outros do grupo. 

· Fazer com que a criança não fixe em um único colega. 

· Mantê-la ocupada. 

· Levar a criança a participar das atividades de grupo. 


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Poema O ABC da vida...

Devemos amar e respeitar:

A ÁRVORE que dá sombra, que dá frutos.


A BALEIA que vive a nadar pelo mar.


A CACHOEIRA que vive a vida a correr.


O DINOSSAURO que viveu há milhões de anos atrás...


A ECOLOGIA que é a ciência que estuda a vida.


A FIGUEIRA que é uma árvore frondosa e faceira.


A GIRAFA que é pescoçuda como uma garrafa.


O HIPOPÓTAMO que é pesado e gosta de água.


O ÍNDIO que vive em aldeias na mata.


O JACARÉ que rasteja devagar e sabe nadar.


A LARANJA que guarda um suco saboroso.


O MAR que é imenso e tem água salgada.


A NATUREZA que nos encanta com sua beleza.


O OZÔNIO que protege a Terra.


O PLANETA que vive a vida a girar.


O QUATI que tem a cauda comprida com anéis de pêlos pretos.


O RIO que corre para o mar como quem vai se atrasar.


A SELVA que é um lugar habitado por animais selvagens.


A TERRA que é o planeta em que vivemos.


O UNIVERSO que é onde existem planetas, estrelas, asteróides.


O VENTO que é o ar em movimento.


O XAXIM que é planta que tem o tronco formado por raízes.


E ZELAR pelo nosso amado Planeta Terra.

 Berenice Gehlen Adams

Atividades Abolição da Escravatura







Datas Comemorativas Maio

01/05 – Dia do Mundial do Trabalho.
03/05 – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
05/05 – Dia das Comunicações.
06/05 – Dia do Cartógrafo e Taquígrafo.
07/05 – Dia do Silêncio.
08/05 – Dia da Cruz Vermelha e do Artista Plástico.
09/05- Dia das Mães
10/05 – Dia da Cozinheira.
12/05 – Dia do Enfermeiro(a).
13/05 – Dia da Abolição da Escravidão.
15/05 – Dia Internacional da Família.
16/05 – Dia do Gari.
17/05 – Dia Mundial das Telecomunicações.
18/05 – Dia das Raças Indígenas das Américas.
19/05 – Dia do Defensor Público.
22/05 – Dia Mundial das Comunicações Sociais.
27/05 – Dia Mundial do Circo.
31/05 – Dia da Aeromoça e Dia Mundial de Combate ao Fumo.

Datas Comemorativas Junho


01 • Semana Mundial do Meio Ambiente

01 • Dia de Caxias
01 • Primeira transmissão de TV no Brasil
01 • Dia da Imprensa



03 • Dia Mundial do Administrador de Pessoal
03 • Corpus Christi



05 • Dia da Ecologia
05 • Dia Mundial do Meio Ambiente



07 • Dia da Liberdade de Imprensa



08 • Dia do Citricultor



09 • Dia do Porteiro
09 • Dia do Tenista
09 • Dia da Imunização
09 • Dia Nacional de Anchieta



10 • Dia da Artilharia
10 • Dia da Língua Portuguesa
10 • Dia da Raça



11 • Dia da Marinha Brasileira
11 • Dia do Educador Sanitário



12 • Dia do Correio Aéreo Nacional
12 • Dia dos Namorados



13 • Dia de Santo Antônio
13 • Dia do Turista



14 • Dia do Solista
14 • Dia Universal de Deus



17 • Dia do Funcionário Público Aposentado



18 • Dia do Químico
18 • Imigração Japonesa



19 • Dia do Cinema Brasileiro



20 • Dia do Revendedor



21 • Dia da Mídia
21 • Dia do Imigrante
21 • Dia Universal Olímpico
21 • Início do inverno



24 • Dia das Empresas Gráficas
24 • Dia de São João
24 • Dia Internacional do Leite



26 • Dia do Metrologista



27 • Dia Nacional do Progresso



28 • Dia da Renovação Espiritual



29 • Dia de São Pedro e São Paulo
29 • Dia do Papa
29 • Dia da Telefonista
29 • Dia do Pescador

Regras para Uilização do Banheiro

Bom Professor,Bom Começo



Um Bom Professor, Um Bom Começo

A base de toda conquista é o professor
A fonte de sabedoria, o professor
  
Em cada descoberta, cada invenção
Todo bom começo tem um bom professor
No trilho de uma ferrovia
um bom professor
No bisturi da cirurgia
um bom professor
    
No tijolo, na olaria, no arranque do motor
Tudo que se cria tem um bom professor
No sonho que se realiza
um bom professor
Cada nova ideia tem um professor
    
O que se aprende, o que se ensina
um professor

Uma lição de vida, uma lição de amor

    
Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura
    
Em toda teoria, tudo que se inicia
Todo bom começo tem um bom professor
  
Tem um bom professor!




terça-feira, 10 de maio de 2011

ATITUDES DO PROFESSOR QUE FAVORECEM A RELAÇÃO COM OS ALUNOS





1. Planificar e programar bem as aulas. Não confiar na improvisação.
2. Manter sempre os alunos ocupados porque nada favorece tanto a indisciplina como não ter nada que fazer.
3. Evitar centrar-se num aluno, pois os outros ficarão entregues a si mesmos.
4. Evitar os privilégios na aula. A escola deve ser um lugar de combate aos privilégios.
5. Não fazer alarde de rigor. Quando for necessário corrigir, fazê-lo com naturalidade e segurança.
6. Não falar de assuntos estranhos à aula.
7. Aproximar-se dos alunos de modo amigável, tanto dentro como fora da escola.
8. Estar a par dos problemas particulares dos alunos para poder ajudá-los quando necessário.
9. Se tiver de fazer uma admoestação, que esta seja firme, mas que nunca ultrapasse a linha do amor próprio e seja de preferência em privado.
10. Procurar um ambiente cordial, relaxado e sereno.
11. Ser coerente e não justificar as incoerências. Quando houver alguma incoerência o melhor é reconhecê-la e honestamente retificá-la.
12. Se se aplica um castigo deve ser mantido e cumprido, a não ser que haja um grande equívoco que justifique uma mudança de atitude.
13. Não se deve castigar sem explicar clara e explicitamente o motivo do castigo.
14. Não agir em momentos de ira e descontrole.
15. Evitar ameaças que depois não possam ser cumpridas, pois isso tira prestígio ao professor.
16. Os chefes de equipa ou grupo devem colaborar na disciplina da aula.
17. Há que ser pródigo em estímulos e reconhecimentos de tudo o que de bom faça o aluno, embora sem exageros ou formas que pareçam insinceras.
18. Evitar castigar todos aos alunos por culpa de um só, a não ser que existam implicações gerais.
19. Evitar atitudes de ironia e sarcasmo.
20. Ser sincero e franco com os alunos.
21. Saber dar algo aos alunos, não pedir-lhes sempre.

O barqueiro

Vivemos numa época em que - podemos talvez afirmá-lo de forma pacífica - se pede muito aos professores e se lhes dá muito pouco.
Pede-se muito aos professores porque - numa sociedade em que, por vários motivos, a família tem perdido peso e capacidade educativa - é cada vez mais nas escolas que se realiza a educação das crianças, não já apenas na sua vertente de instrução, mas também - e num grau que cresce constantemente - em tudo aquilo que diz respeito à formação integral dos alunos como pessoas. Os pais - é um facto - não têm tempo para construir nos filhos uma personalidade humana equilibrada, ou, se quisermos, frequentemente não o têm. E, como as crianças passam na escola uma enorme fatia do tempo, os professores vêem cair sobre si uma responsabilidade, um peso, com o qual à partida talvez não contassem.
Um peso para o qual muitas vezes não estão preparados ou motivados: o de serem, além de transmissores de conhecimentos, educadores, no verdadeiro sentido da palavra, numa dose maior do que aquela que seria correcto esperar. Sei que é um peso que se pode ignorar e que, em muitos casos, é realmente ignorado: é muito fácil dizer ou pensar "isto não é comigo". No entanto, essa responsabilidade é, para tantos e tantos que insistem em arcar com ela, verdadeiramente real. E pesa mesmo.
Pede-se muito aos professores porque, de há alguns anos para cá, existe uma escolaridade obrigatória de nove anos que - segundo parece - em breve poderá ser mais extensa. Isto traz consigo, como se sabe, uma série de circunstâncias e situações que forçam o professor a uma enorme versatilidade para a qual deve estar preparado. Também a mudança frequente de escola e, consequentemente, de ambiente e de meio cultural é um factor que obriga os professores a uma superação constante.    
Disse, também, que é pouco aquilo que é dado aos professores. Há, possivelmente, um vencimento pouco satisfatório; há um certo rebaixamento social – digamos assim – que não anima os mais capacitados a escolherem esta profissão; há a falta de condições de trabalho... E há, sobretudo, uma enorme falta de preparação e formação dos professores, tendo em conta a grandiosidade da tarefa que lhes é pedida.
Por outras palavras, verificamos que existe em nós incapacidade para dar resposta a muitas das situações que diariamente se nos apresentam. Temos necessidade - temos demasiadas vezes necessidade - de inventar, de experimentar, de mastigar dissabores, de carregar dúvidas, de saborear o fracasso.
O pior é que, quando fracassamos, é muito possível que qualquer coisa se quebre sem remédio. Não em nós, mas nas mulheres e nos homens em potência que nos foram confiados para que, de algum modo, os construíssemos.
Somos o barqueiro e temos de levar gerações de um ponto a outro, em viagens mais ou menos grandes. É desastroso que procuremos fazê-lo sem que nos tenham ensinado a remar e a conhecer as correntezas do rio. Tal como seria desastroso confiar os comandos de um avião carregado de passageiros a um homem que toda a vida tenha sido, por exemplo, canalizador, só porque na verdade existem algumas canalizações em todos os aviões.
Temos de fazer muito mais do que dar aulas. Não será necessário reformular o sistema de formação de professores?

segunda-feira, 2 de maio de 2011

LEMBRANCINHA DIA DAS MAMAES LINDO.



QUE MÃE NÃO GOSTARIA DE RECEBER ESTE LINDO SAPATO DE SALTO HEIM?
SEGUE O MOLDE.BEIJINHOS DOCES DA TIA Bya.

domingo, 1 de maio de 2011

RECORTE E DOBRADURAS





















©Template designer adapted by Liza.