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sábado, 29 de agosto de 2009

Ser Professor...

Ser pedagogo é...



É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver

Martin Luther King
Pedagoga sim e com muito orgulho!

Lindo!

Lindo vídeo sobre educação!

O que é educar? É tudo!

Esse vídeo expressa realmente o que é educar em sua totalidade!

Caixinhas para imprimir e montar.











































































































































































Oi pessoal,achei lindas essas caixinhas para montar.Quando surge aquele momento especial em que precisamos de uma embalagem bem bonita é só imprimir em papel cartão ou cartolina e montar!
Todas as caixas foram pescada na net.


















sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Oba,mais um selinho.


Esse do blog eterno Aprendizhttp://http://telvatanajura.blogspot.com/.Obrigada.

Presentinhos


Que alegria!Meu primeiro selinho.Presente da querida amiga Joelma do blog Amiga da Educação http://http//amigasdaedu.blogspot.com/.Obrigada linda!
Minhas caracteristicas...
1 - Mãe
2 - Amiga
3 - Esposa
4 - Professora
5 - Sincera
Os blogs que indico são: (5 blogs)
http://http//dialogoeducacao.blogspot.com/
http://http//espacoeducar-liza.blogspot.com/
http://http//www.atividadesdatiaangelica.blogspot.com/
http://http//paixao-ensinar.blogspot.com/
http://http//www.atividadesdatiaangelica.blogspot.com/
Origada meninas pelo carinho!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os Quatro Pilares da Educação


Os quatro pilares da educação.

Segundo a UNESCO e Bernardo Toro

Aprender a conhecer

* Domínio da leitura e da escritas
* Capacidade de receber criticamente os meios de comunicação
* Aprender a acessar informações
* Valorizar o conhecimento e o saber social
* Desenvolver habilidades para a vida cotidiana
* Ter condições de compreender e operar o seu entorno social
* Aprender a zelar pela saúde
* Ser capaz de calcular e de resolver problemas
* Domínio da língua oral

Aprender a conviver

* Aprender a aproximar-se dos outros
* Aprender a ouvir o outro
* Aprender a propor sem impor
* Aprender a lidar com as diferenças
* Aprender a ceder sem se sentir perdedor
* Aprender a administrar conflitos
* Aprender a compatilhar outros modos de pensar, sentir, atuar
* Aprender a buscar a unidade na diversidade
* Desenvolver soliariedade e cooperação

Aprender a fazer

* Formação profissional
* Desenvolver comportamentos sociais
* Aptidão de trabalhar em equipe
* Aptidão de decidir em grupo
* Aprender a gerir e resolver conflitos
* Boa articulação verbal
* Espírito de iniciativa
* Flexibilidade
* Criatividade

Aprender a ser

* Aprender a se conhecer
* Aprender conhecer o mundo que o rodeia
* Aprender a perceber os outros
* Relacionar-se com o outro de modo responsável e justo
* Aprender a lidar com forma construtivista com suas potencialidades e limite
* Ser capaz de elaborar pensamentos autônomos e críticos
* Aprender a lidar com os sentimentos
* Respeitar a vida
* Ser capaz de viver a própria intimidade
* Respeitar a vida íntima dos outros

Grandes Pensadores.


Grandes pensadores.

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".
(Jean Piaget)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentesbrincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." ( Paulo Freire )

" Ler não é decifrar, escrever não é copiar".(Emilia Ferreiro)
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é tris
te ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."( Carlos Drummond de Andrade )

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".( Paulo Freire )

."Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como seensina e como se aprende".( César Coll )

."Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".( Anísio Teixeira )

"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."
(Jean Piaget)

Henri Wallon

A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas”
.
“O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna”

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sobre as cores.

Todas nós que fazemos artesanato precisamos conhecer um pouquinho sobre as cores.Então para quem tá começando vai aí um material ótimo!

Utilização das Cores
Cores Primárias - Possuimos três cores básicas chamadas Primárias: o amarelo, o vermelho e o azul.
São assim chamadas porque não se pode consegui-las com misturas de outras cores. Essas três cores misturadas entre si, com branco ou com preto, constituem a base de todas as outras cores.
Cores Secundárias –São as cores obtidas com a mistura das cores primárias.
Amarelo + Azul = Verde
Azul + Vermelho = Violeta
Vermelho + Amarelo = Laranja

Cores Intermediárias – São as cores provenientes da mistura das cores primárias com as secundárias. Exemplos:
Azul + Verde = Azul Esverdeado
Vermelho + Laranja = Vermelho Alaranjado
Amarelo + Verde = Amarelo Esverdeado
Violeta + Azul = Violeta Azulado
Cores Contrastantes – São cores com grau máximo de contraste e estão dispostas no exato oposto do círculo de cores. Por exemplo: Verde e Vermelho, Amarelo e Violeta, Azul e Alaranjado, etc.
Cores Harmônicas – As cores que se harmonizam entre si estão situadas lado a lado no círculo e são compostas da mesma base. Exemplo: Verde Azulado, Verde e Verde Amarelado; Laranja, Vermelho e Vermelho Alaranjado, etc.
Cores Quentes – São as cores que transmitem sensação de calor e vão do Amarelo ao Vermelho.
Cores Frias – São as cores que transmitem sensação de frio e vão do Azul ao Verde Amarelado.
Cores Intensas – A intensidade de uma cor está relacionada ao aspecto brilhante. É quando a cor se apresenta forte e saturada.

Cores em Tons Pastel – Todas as cores com adição do Branco adquirem tons pastel, ou seja, tornam-se menos intensas, tornam-se mais suaves.

Cores Escuras ou Apagadas – Acrescentando a cor Preto ou Cinza em qualquer cor, fará com que ela se torne mais apagada, mais triste.

Cores Neutras – São cores refletem pouco a luz. Indo do Branco ao Marrom, passando pelo Creme, Bege, Bege Escuro, etc.

Branco – Na verdade o branco não é uma cor, mas a ausência total dela. É a luz pura.

Preto – Também como o branco, o preto não é uma cor, mas a ausência total de luz.


Valor Tonal - A adição do branco torna uma cor mais clara e a adição do preto, torna a cor mais escura, sem interferir no seu aspecto.
A cor pura é a mais intensa e seu valor tonal pode variar para o claro ou para o escuro.

• Cobertura – Propriedade que uma tinta tem de cobrir a camada anterior.
• Corantes – Servem para dar cor á tintas e vernizes. Podem ser líquidos ou em pó.

domingo, 23 de agosto de 2009

Mais um mosaico agora com casca de cebola!


Essa é nova mosaico com cascas de cebola!
As cascas de cebola, em suas variadas tonalidades de cor, podem ser reaproveitadas para forrar de maneira criativa uma infinidade de coisas. caixas ou cartões.
Materiais: cascas de cebola; cola Cascorez Extra; água; pincel; colher ou espátula; tesoura; verniz.
Execução:
1 - Retirar as cascas de cebola, com bastante cuidado, e deixar numa vasilha;
2 - Diluir a cola em um pouco de água;
3 - Com o auxílio de um pincel, passe a cola, aos poucos, na superfície do papel;
4 - Colar os pedaços de casca de cebola e pressionar as pontinhas com o fundo de uma colher ou com uma espátula;
5 - Assim que terminar de colar deixe secar completamente;
6 - Verifique se há pontinhas de cascas soltas e pressione-as;
7 - Aparar com uma tesoura as arestas de casca que ficaram fora do papel;
8 - Para finalizar impermeabilize com uma camada da cola diluída ou use um verniz (preferência em spray).
Achado na net.

Fotos de mosaico com casca de ovos.



As fotos foram retiradas da net.
Moldura com Casca de Ovo

É muito fácil de fazer.
Basta seguir as dicas da artesã Andréia Gomes. Material necessário:
- Moldura de madeira
- Espelho do tamanho certo para a moldura
- Casca de ovos brancos e vermelhos
- Pincéis de cerdas macias
- Base cristal para mosaico
- Goma laca incolor
- Verniz geral


Modo de fazer:
O trabalho começa com a preparação das cascas escuras e brancas, que devem ser bem lavadas.
Com a casca ainda úmida, retire a película que toda a casca possui. Ela solta inteirinha.
Se você deixá-la na casca, a peça ficará com mau cheiro, além de juntar fungos.
Há também uma segunda película (bem mais fina). Tire-a com o dedo.
Deixa a casca secar (naturalmente) de cabeça para baixo em uma superfície plana.
Os mesmos cuidados devem ser tomados com as cascas dos ovos brancos.
Se a pele secar e ficar difícil de sair, não se preocupe: mergulhe a casa em água e tente novamente.
Deixe as cascas secando por meia hora.
Enquanto isso, faça um desenho na moldura.
Andréa optou por fazer uma flor simples.
Ela lembrou que as pétalas devem ficar bem separadas e longe das bordas.
Em cada lado da flor, faça uma folha.
Depois, repita os desenhos na parte debaixo da moldura, na outra extremidade.
Em seguida, comece o trabalho de mosaico.
Passe a base cristal, que funciona como cola, em uma folha e comece a encaixar as cascas mais escuras.
Cuidado na hora de colocar as cascas no mosaico.
Elas devem ser postas da beirada para o centro (com a mão ou com a pinça).
Quando terminar, repita o processo no miolo, nas pétalas (uma por uma) e, por fim, na outra folha.
O mosaico com cascas também é feito na flor e folhas desenhadas na parte debaixo da moldura.
Depois que as cascas secarem, misture as cascas brancas e forme o mosaico.
Passe a base cristal em volta da flor e vá colando as cascas brancas.
Você precisará ter paciência porque o mosaico tem que cobrir todo o resto da moldura.
Depois que secar bem as cascas, impermeabilize com goma laca.
Deixe secar e passe mais uma demão.
Para finalizar, aplique duas demãos de verniz geral (ele dá brilho e facilita a limpeza).
Minhas dicas para fazer Mosaico com casca de ovos.

Ao utilizar os ovos, separe as cascas e deixe de molho em água por algum tempo. Depois, em água corrente, lave-as muito bem com o cuidado de retirar a película branca que se encontra dentro da casca,se você deixar essa casquinha ficará com cheiro ruim o mosaico.
Deixe secar por pelo menos 48horas naturalmente.
O processo de lavagem e secagem são muito importantes para que as cascas não embolorem.
Pinte as cascas com as cores que desejar.Para a colagem utilize cola branca diluída em um pouco de àgua.
É mais fácil aplicar a cola na peça e ir colocando os pedacinhos de casca com ajuda de uma pinça para quebrar e colar as cascas.
Importante:
Deixem o trabalho secar bem para manipulá- lo.
Depois de seco aplique uma demão de cola diluída só para garantir que fique bem colado.Mãos a obra.
Fica lindo !!!

Mais um vidéo com mosaico com casca de ovos lindos.

Mosaico com casca de ovos.

domingo, 16 de agosto de 2009

Oração do Professor

Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação. Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons. São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na raça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento. Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir. Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir. Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho . Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
Amém!"

sábado, 15 de agosto de 2009

Técnica do Craquelê

Técnica do Craquelê



Esta é uma das técnicas mais bonitas para envelhecer um objeto, dá um ar de antiguidade e luxo.
Mas requer bastante habilidade com o pincel, uma vez que não se deve "RETOCAR" o verniz craquelê.
Em pratos ou peças transparentes (de vidro ou cristal, por exemplo), pode-se dourar a peça aplicando goma laca com purpurina dourada .



Material necessario
1. Peça a ser texturizada
2. Verniz Craquelê
3. Recipiente para o verniz craquelê
4. Pincel de cerdas de seda
5. Solvente para tinta (água) e recipiente para a tinta
6. Estopa ou pedaço de pano de malha de algodão que não deixe fiapos.
7. Goma laca (mistura de asa de barata com álcool) e purpurina (*)
8. Pincel para aplicar a goma laca com a purpurina
9. Pincel para aplicar a tinta colorida.
10. Verniz em spray

(*) Caso use douração no fundo da peça de vidro.


Ferramenta
Esta técnica utiliza como única ferramenta o pincel de cerdas de seda.
Este, deverá ter uma largura proporcional à dimensão da peça.
Não tão pequeno que necessite se dar muitas voltas ao redor da peça, nem muito grande que não se consiga concluir a aplicação do verniz craquelê no centro (miolo) da peça.

Preparo
O preparo da Goma-Laca está descrito na coluna Materiais - Goma-Laca.

O trabalho requer que a superfície esteja limpa e desengordurada, sem marcas de dedos ou qualquer tipo de impureza.
Limpar bem a superfície com uma escova de cerdas plásticas finas, com um pano de malha de algodão que não deixe fiapos ou com papel toalha.


Caso a aplicação seja em vidro, lavar bem a peça e desengordurá-la com sabão neutro de cozinha, e secá-la bem.

TINTA GUACHE ARTESANAL



1 xícara (chá) de polvilho doce
1 sabonete sem hidratante raladinho
1 colher (sopa) de glicerina
1 colher (sobremesa) de lisoform bruto
2 xícaras (chá) de água fervendo
corante em pó ou líquido

- Derreter o polvilho com 1 e ½ xícara de água fria
- Colocar na panela que já deve ter 2xícaras de água fervendo
- Ferver até dar o ponto de cola
- Colocar o sabonete ralado e deixar derreter, mexendo sem parar
- Acrescentar o lisoform bruto
- Acrescentar 1 colher (sopa) de glicerina
- Colocar o corante.

Todo material aqui postado´é resultado de pesquisas na internet.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Decapê

A Textura do Verdadeiro Decapê

O Verdadeiro Decapê é uma textura muito apropriada em móveis, portas, janelas, esquadrias em geral (molduras de quadro, de espelho, etc...) dando sempre um ar de rústico com muita classe.

A técnica se adapta melhor com as tonalidades desde o marrom escuro até o bege claro, como também, com a cor verde até o azul, podendo no entanto ser usada qualquer cor . Sugere-se usar sempre tom sobre tom.

Material necessário

1) Betume diluído em aguarrás opcional (se quiser a técnica envelhecida).
2) Pano de malha de algodão.
3) Tinta colorida .
4) Verniz .
5) Massa Corrida PVA .
6) Tinta PVA ou acrílica branco-neve .
7) Lixa 120
8) Trincha ou pincel .
9) Cera (opcional) .
10) Corante em tom desejado.
11) Recipiente para a massa .
12) Peça a ser trabalhada .

Deixe "à mão" e prontos os materiais que serão utilizados.

Ferramenta principal

Esta técnica utiliza somente a lixa como principal ferramenta, uma vez que esta dá o acabamento final na peça ou superfície.

Preparo

O creme deverá ser preparado misturando-se 60 % de Massa Corrida látex e 40% de tinta PVA.

Pode-se acrescentar cola branca, (tipo polar) na proporção de 10% de cola, 40% de tinta PVA e 50% de massa corrida.

Bater bem a mistura com uma trincha ou espátula, até que fique com consistência cremosa.
Aplicar a mistura a seguir de seu preparo.

Metodo de trabalho

Inicialmente, limpamos com uma escova a peça, já devidamente preparada com o fundo branco.
Em seguida, passamos a massa previamente preparada sobre a superfície, de forma que esta fique toda coberta e com espessura em torno de uns 2 a 3 mm.

Caso a quantidade fique além desta medida, não haverá problema, uma vez que, com a própria trincha, o excesso será retirado, retornando a sobra da massa para seu recipiente.

Procure espalhar uniformemente a massa por toda a área.
Quanto maior for a pressão exercida na trincha contra a superfície, maior quantidade de frisos salientes serão feitos. O Decapê ficará mais rústico.

Os movimentos durante a aplicação da técnica deverá ser feito da forma mais reta possível, para que os riscos possam ficar paralelos entre si.
Pode-se após aplicar a massa e a escova, passar suavemente a espátula sobre os frisos feitos pela escova, de forma a achatá-los um pouco, dando outro tipo de acabamento .

Procure fazer movimento com o pincel de forma que a tinta preencha os sulcos da textura. Pinte no sentido dos riscos da massa.
Se ao pintar, você não goste da tonalidade da tinta usada (muitas vezes a tonalidade aplicada fica diferente na peça ), poderá ainda dissolvê-la com água, passando uma esponja umedecida sobre a superfície, de forma a clarear a tinta já aplicada, lavando a esponja enquanto estiver numa tonalidade forte.

Após completa secagem da superfície, lixá-la com movimentos no sentido dos veios da textura, até o ponto em que as saliências fiquem com "quantidade" de frisos brancos (cor da massa original) que atinja o acabamento de sua preferência.

Esta técnica poderá ser feita com a aplicação de duas cores. Para tanto, bastará aplicar a primeira demão de uma cor, esperar a secagem completa e aplicar a segunda demão com a outra cor.
Lixar ao final.
Caso queira que o branco do fundo da superfície apareça em algumas áreas, bastará aprofundar (lixar com mais força) a lixa nestes locais..

A pressão sobre a lixa é que determinará o acabamento, quanto mais forte, mais clara ficará a textura (neste caso).
Quanto mais a massa for lixada, tanto mais ficará com riscos brancos correspondentes.

Pode-se deixar algumas partes mais escuras que as outras, evitando-se uma igualdade de acabamento que fique monótona.

Limpar bem a superfície, com escova de cerdas finas, para retirar totalmente os resíduos de pó do material lixado.

Passar uma demão de verniz, brilhante ou sem brilho, para proteger a superfície e torná-la lavável. Sugiro que seja envernizado com verniz sem brilho. Dará uma aparência mais próxima de uma superfície envelhecida naturalmente pelo tempo.Se envelhecida, com mistura de cera e betume, deverá somente ser envernizada após a completa secagem da superfície

A importância do jogo na educação infantil

Desenvolvimento infantil

Desenvolvimento Motor

Brincar na educação infantil

Apaixonada por guifs

Tente outra vez- Estrelando: CEBOLINHA

Turma da Mônica em: Boas Maneiras

Rotina na Educação Infantil

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cantinho da meditação

Que bom que você veio

Pense nisso..

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pense nisso..

Mosaico.

Mosaico!


O Mosaico

O mosaico consiste em peças recortadas, que coladas próximas umas das outras, produzem um determinado efeito visual, como um desenho ou imagem.

Estas peças podem ser feitas de diversos materiais, embora a mais comum seja a pastilha de vidro.
A pastilha de vidro é bastante fácil de manusear, podendo ser usada inteira ou em pedaços.


Outros materiais também são utilizados como pastilhas de porcelana, pastilhas de resina, azulejos, gemas de vidro, apliques de cerâmicas e pedras em geral.

Em geral, podemos dizer que em se tratando de mosaico não existem regras, o que vale é utilizar a imaginação e criatividade para compor os trabalhos.

O que se precisa para fazer o mosaico?

Bases:

Base de pedra ardósia cinza (preta), base de cimento, base cerâmica, vidro, base de MDF ou compensado.

Materiais:

Pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana, azulejos, pastilhas de resina, gemas, pedras, apliques de cerâmica.

Ferramentas:

Óculos de proteção, pinça, espátulas (de madeira, plástico e metal), avental, empenadeiras, torquês, cortadores de azulejo.

Produtos para (acabamento) aplicação: argamassas, rejuntes, colas, emulsão de silicone, borracha de silicone, cera em pasta, verniz.

Os materiais:

Pastilhas de vidro:

são pastilhas encontradas em tamanhos variados, de 2x2 cm, 1x1 cm e 5x5 cm. São ótimas para serem utilizadas em mosaicos, pois possuem uma ótima resistência e cores variadas.

Podem ser cortadas com torquês para se obter um formato de acordo com o desenho do mosaico. (clique aqui para ver)

Pastilhas de resina:

Possuem uma aparência diferente da pastilha de vidro. São encontradas nas cores mais diversas e para cortá-las, basta utilizar uma tesoura.

Depois de fixadas com cola, é necessário passar verniz para impermeabilizar as pastilhas (duas ou mais demãos), pois elas costumam absorver o rejunte. E depois de pronta também é necessário passar algumas demãos de verniz na peça.

O mosaico que utiliza as pastilhas resinadas é chamado de mosaico florense. E tem de ser utilizado internamente e em peças de decoração.




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terça-feira, 11 de agosto de 2009

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Amigos são tesouros.


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