Bem-vindos todos que tem espírito de promoção da infância, pureza e alegria das crianças.
Pois...“Dentro de todo homem há uma criança escondida que quer brincar." Friedrich Nietzsche.
Que legal!
Perfil:
- Bya
- Ibirapuitã, Rio Grande do Sul, Brazil
- Esposa e muito mãe apaixonada!Professora de Educação Infantil,estudante de pedagogia,adoro ocupar meu tempo com várias técnicas de artesanato.Uma pessoa amiga e defensora dos animais. Enfim,como dizem meus amigos a Tia Bya!
Link-me
Visitinhas!
Sorria mais!
Aos que me visitam.
As imagens e postagens coletadas da internet têm caráter ilustrativo, minha intenção não é fazer plágio ou violar direitos autorais e sim, compartilhar materiais que considero de grande valia para enriquecer nosso trabalho que é EDUCAR.
Peço aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos. Conto com a compreensão de todos.
Com carinho Bya.
Meu filho,minha paixão.
Provérbio chinês
QUE BOM.JÁ PASSARAM POR AQUI!!
domingo, 13 de setembro de 2009
Projeto Farroupilha - Dia do Gaúcho
A Semana Farroupilha deve ser comemorada em grande estilo, lembrando que esta é uma oportunidade para despertar na alma infantil, os valores das tradições gaúchas!
Hora de envolver a turma com danças, lendas, músicas e poesias típicas. Trabalhe as cores da Bandeira (Verde, amarelo e Vermelho) e peça para os alunos trazerem utensílios típicos da cultura e indumentária gaúcha. Lembre-se de fazer comidas típicas (Sanduíche Farroupilha, Bolo de milho, Arroz Carreteiro, Arroz com Lingüiça, Banana a milanesa, sagu de uva, e claro, um bom churrasquinho!). Também pode se organizar um campeonato de danças gaúchas e uma roda de chimarrão, lembrando de que todos devem vestir roupas típicas (bombacha, lenço vermelho no pescoço, bota de couro e lindos vestidos de prenda), e claro, confeccionar um cavalo de pau e realizar muitas brincadeiras (vaca parada, peão, 5 marias e outras).
Brincadeiras Gaúchas
Chocalho - Os primeiros chocalhos surgiram no Egito por volta de 1360 A.C. Vários deles podem ser vistos em museus, com formatos variados: de pássaros, porcos, ursos, etc. Artesanalmente faz-se com uma lata de refrigerante, onde coloca-se feijão, milho, arroz (dependendo do som que se quer fazer). Fecha-se a ponta para que não caia os grãos.
Cinco Marias - Aqui conhecemos como cinco marias, e aparece em pedrinhas ou em saquinhos de tecido com enchimento ou grãos de qualquer cereal. No exercício das jogadas, existem várias provas e vencer , cuja seqüência nem sempre é a mesma. Joga-se somente com uma mão, (geralmente com a direita). Se um participante errar, passará a vez ao próximo.
Corda de Pular - O jogo de pular cordas tanto pode ser executado por uma como por três crianças trilhando e uma terceira ou mais pulando. As demais colocam-se em fila, aguardando sua vez de pular.
Dobradura - proveniente da China, esta é uma das brincadeiras mais fáceis e divertidas entre as crianças há muitos anos. Feito a partir de um quadrado de papel, dobra-se na diagonal formando um triângulo. Abre-se o quadrado e dobra-se as quatro pontas soltas formando uma caverninha, onde se colocam os dedos polegar e indicador, onde se criam várias figuras como o barco, o chapéu, o cachorrinho, o céu-inferno.
Elástico - A partir de uma brincadeira de corda, uma pessoa achou interessante e resolveu fazer do elástico um brinquedo. Usa-se um elástico em forma de liga. Começa o jogo quando duas crianças entram no elástico e o conservam à altura dos tornozelos e pernas separadas. Uma criança pula o elástico realizando uma série de provas.
Escravo de Jó - Cantiga generalizada no Rio Grande do Sul, aparecendo como forma de jogo ou passeio. Crianças sentadas no chão em círculo ou ao redor de uma mesa, um objeto (pedrinha, caixa de fósforo ou sementes). As crianças vão entoando a cantiga, marcando os tempos fortes, passam o objeto de uma para a outra, no sentido dos ponteiros do relógio. Somente na parte onde dizem 'zigue-zá"o objeto é passado na direção contrária, retomando-se logo a seguir, à primeira direção. Quem erra cai fora. Os últimos dois serão os vencedores.
Escravo de Jô, Jogavam caximbó,
Tira, bota, Deixa o Zé Pereira, Que se vá,
Guerreiros com guerreiros,
Fazem zigue-zigue-zá.
Fantoches - Este tipo possui corpo de tecido, vazio, que o manipulador veste na mão, ele encaixa os dedos na cabeça e nos braços para movimentá-los. A figura é vista só da cintura para cima e geralmente não tem pernas. A cabeça pode ser feita de madeira. Papier-maché, ou borracha, as mãos são de madeira ou feltro.
Gadinho de Osso - Esta é a mais autêntica manifestação do folclore gauchesco e acha-se circunscrita à área rural do Rio grande do Sul. O menino gaúcho junta ossos de animais que são carneados para a alimentação das casas, ou mortos no campo, - ovelhas, bois, cavalos, depois que o tempo os limpou e purificou através do sol e chuvas. Cada ossinho, semente ou objeto, representa um tipo de animal, por isso o guri recolhe a maior quantidade possível.
Galo de Lata - Feito com uma lata pequena, sem tampa, comum furo no centro do fundo da lata para fixar o cordão encerado com cera de abelha. Conforme puxar o cordão o "galo"canta.
Hélice - Feita de madeira ou de papelão, onde a criança gira e solta no ar.
Obrigado!
Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar por fazer de mim um professor no mundo da educação. Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons. São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento. Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também sofrimento que me fez crescer e evoluir. Quero renovar cada dia à coragem de sempre recomeçar. Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir. Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho. Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
“... Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no Jardim de Infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. "(Pedro Bial)
Pesquisar este blog
Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai a sua influência.
Henry B. Adams
Link-me...
Que bom...
Índice:
- Alfabetos (5)
- Aprendendo fazer. (21)
- Artesanato. (5)
- Atividades (40)
- Caixas (1)
- Calendários (1)
- COLORIR (1)
- Cursos (1)
- Datas (4)
- Datas Comemorativas (16)
- DIA DA ÁRVORE (1)
- Dia das Crianças. (3)
- DIA DAS MAES (1)
- DIA DO SOLDADO (1)
- DIA DOS PAIS (1)
- Dinamicas (1)
- Diversos (4)
- Educação Especial (4)
- Educação Física (1)
- Educação Infantil (19)
- Educar é amar. (1)
- ESTAÇÕES DO ANOS (1)
- Experiências (1)
- Folclore (1)
- Formas geométricas (1)
- Formatura (6)
- Frases (6)
- Grafismos (1)
- Guifs (11)
- Guifs Para jesus (1)
- História do Dia (1)
- Jogos (1)
- Letras de Músicas (3)
- Libras (9)
- Livrinhos (16)
- Mandalas (4)
- MEIO AMBIENTE (1)
- Meios de Comunicação (1)
- Mimos (5)
- Minhas Atividades (1)
- Moldes (2)
- MONTEIRO LOBATO (1)
- Murais (1)
- Musiquinha (1)
- Orgulho de ser Gaúcho (5)
- Os Quatro Pilares da Educação (1)
- Primavera (1)
- Projetos (8)
- Reciclagem (1)
- Refletindo. (38)
- Regrinhas e Boas maneiras (3)
- Selinhos (28)
- Semana da Pátria (1)
- Semana do trânsito (1)
- Semana Farrolpilha (13)
- Técnicas de Pinturas (4)
- Videos (28)
Nenhum comentário:
Postar um comentário