;

domingo, 27 de setembro de 2009

Mandalas


Desenhar ou colorir uma mandala é um processo que externa seus sentimentos além de ser um instrumento facilitador para a pessoa relaxar. Mas é claro que mandala é muito mais do que isso, é uma forma de representar o universo, o eterno, o todo. Deixando a espiritualidade a parte, os objetos de formas redondas têm tido muito espaço nas decorações por remeterem à mandala. Seguindo a tendência podemos usa-lás como recurso pedagógico.Podendo ser amplamente explorada na educação infantil.

A palavra mandala designa uma imagem organizada ao redor de um ponto central. É uma manifestação simbólica da psique humana. Inúmeros exemplos de mandalas são encontrados na natureza, desde a organização das flores até a do sistema solar. Utilizados em escolas européias há mais de 20 anos, os “desenhos centralizados” mostraram-se extremamente eficazes ao acalmar crianças muito inquietas, melhorar os estados depressivos e atenuar choques emocionais. Apropriadas para todas as idades, as mandalas têm uma eficácia dupla: por um lado, restabelecem e conservam a ordem psíquica e, por outro, a lembrança do centro, sempre presente, auxilia no reequilibrio dinâmico.

Vários estudos já provaram o efeito curativo das imagens circulares na alma.Especialmente na área infantil, colorir mandalas (formas circulares que representam Deus, o ser humano, a vida e a criação), comprovadamente tranquiliza crianças nervosas, reduz tensões e faz desaparecer medos adormecidos no subconsciente por causa do relaxamento a que são conduzidas.Neste estado de meditação a criança dá um passo para o desenvolvimento do núcleo da personalidade, o próprio Eu.Inédito no Brasil como forma terapêutica para crianças, esta abordagem já é usada em vários países da Europa, onde, em inúmeras escolas, pintar uma mandala antes de aulas que requerem concentração prepara as crianças para assimilar melhor o conteúdo didático. É dirigido para crianças a partir dos 6 anos de idade.

Um comentário:

  1. Adorei seu blog
    Jah estou seguindo
    Estou fazendo um projeto com mandalas
    suas dicas foram otimas

    c quiser fazer uma visita seja bem vinda

    ResponderExcluir

©Template designer adapted by Liza.